quarta-feira, 31 de maio de 2017

Luis Gonzaga - Eterno professor


Quando Luiz Gonzaga falava
Que o jumento é nosso irmão
E que é um animal sagrado
Ele não exagerava não

Na Fazenda Pau-de-Umbigo
Tinha um jumento preto
Que foi atropelado por um trem
No povoado de Pedras, meu irmão

O bichinho foi atirado para bem longe
Sabem,! ele sobreviveu
Vejam o que aconteceu com ele
Teve o bucho dilacerado, o fato pra fora 
O rabo cortado e a anca com corte profundo

Sabem quem cuidou dele meu irmão?
Foi o senhor Josino com o seu bom coração
Colocou o fato de volta para o lugar
Costurou a anca e deu um jeito
No resto do rabo decepado

E não é que o danado ficou curado!
Com o seu rabo enrolado
Que logo passou a ser chamado
De - cabo duro
Mas duro mesmo meu irmão
Foi o que ele deu
Depois de toda a tragédia

Já era burro de carga
E continuou o ofício
E era carga pesada
Carregava lenha, água e mandioca
E não reclamava de nada

Um dia cismei com ele
Falei - Hoje você não vai mijar
Nem cagar no rio azul
Para quem não sabe Azul era um riacho
Que toda vez que ele passava por dentro
Fazia suas necessidades

Não adiantou
Quando passou
Mijou e cagou do mesmo jeito
Apanhou pra danar
Mas não adiantou

Não podia vê uma jumenta
Mesmo carregado ele corria atrás
Gerson meu irmão estava montado no danado
Mas ele não teve compaixão
O danado com cangalha e caçoar
Conseguiu chegar lá

Valente que só ele mesmo
Inteligente também
Descia descarregado para a fonte
E subia sem ninguém acompanhar
Gostava de se esconder 
No cemitério de Pedras

E eu que trabalhava com ele
Ficava a procurar por este bicho traquino
Era hora de trabalhar
Mas entrar no cemitério
Medroso eu era mesmo
Do lado de fora jogava pedras para ele sair
Para não acordar os defuntos
Que jaziam ali.

Um dia em pleno sol do meio dia
Sair do Povoado de Pedras para a Fazenda Pau-de-Umbigo
Com os caçoas cheio de roupas sujas
Para lavarem no riacho
Sabem o que aconteceu?
Lá adiante uma Juremeira
Que para passar por baixo tinha que ficar rente com a cangalha
Isso não ocorreu
Eu estava cochilando quando acordei foi com a pancada
Plut! Fui ao chão
Sabem o que ele fez?
Ficou parado me olhando e eu atordoado
Perguntei? Para onde está me levando?

Eu agora vou contar
Ele também  cooperava
Ajudando a vizinhança
Também a carregar água
E por isso se tornou o jumento mais popular da região

É... Gonzagão tinha razão
O Jumento é nosso irmão
De tanto ouvir ele relinchar
Agora relincho igual
A, E, I, PISILONE, PISILONE, PISILONE...

 Autoria de Jozino Carlos de Andrade Santos
Transcrito por Jorgedina

Nenhum comentário:

Postar um comentário